Banco de Ajudas Técnicas
Com esta iniciativa pretende-se melhorar os serviços básicos disponibilizados à população, nomeadamente com um Banco de Ajudas Técnicas de Apoio à Mobilização e Marcha, acessível a idosos em situação de dependência e/ou com dificuldades de mobilidade, residentes nas Freguesias a que pertence o sítio do Garachico, através da aquisição de camas elétricas articuladas, cadeiras de rodas e outros materiais de apoio à mobilidade. Destacam-se ainda a criação de condições que possibilitem aos indivíduos o exercício pleno do seu direito de cidadania, apoiar as famílias no desempenho das suas funções e responsabilidades, reforçar a capacidade de integração e participação social, promover atividades de envolvimento intelectual e físico, combater o isolamento e a solidão, desenvolver as relações interpessoais e sociais entre as gerações.
O projeto “Garachico Ativo” visa reforçar a socialização, combater o isolamento social e promover o bem-estar de crianças e idosos, proporcionando ainda apoio, assistência e companhia à população em situação de dependência, isolamento social e solidão.
O projeto “Garachico Ativo” com sede no Centro Comunitário do Garachico pretende suportar uma série de ações diversificadas de modo a responder aos problemas das pessoas e das famílias, tendo em consideração pressupostos como o conhecimento global da realidade, integração, parceria e coresponsabilização. O plano estratégico encontra-se dividido em quatro áreas de intervenção: as atividades de tempos livres, formação, saúde e bem-estar e criação de um Banco de Ajudas Técnicas de Apoio à Mobilização e Marcha.
É neste sentido e tendo em vista o bem-estar dos idosos, que o projeto irá gerir um Banco de Ajudas Técnicas de Apoio à Mobilização e Marcha, acessível aos idosos e/ou portadores de incapacidade motora, em situação de dependência. Este serviço disponibilizado gratuitamente destina-se preferencialmente a quem apresente comprovadas carências socioeconómicas e que não tenha conseguido apoio imediato pela via dos serviços da Segurança Social.
O projeto “Garachico Ativo” é uma resposta social inovadora específica e facilitadora da vida diária da pessoa idosa e/ou portadora de incapacidade motora, assim como das suas famílias.
As ajudas técnicas são equipamentos que visam reduzir as consequências do aparecimento de incapacidades motoras ou melhorar a qualidade do apoio prestado à pessoa.
Numa perspetiva de complementaridade às respostas de intervenção social e comunitária do Clube Desportivo Garachico, nomeadamente nas áreas de apoio à população idosa e cidadãos portadores de deficiência, surge a necessidade de criar um serviço especializado na área das ajudas técnicas, criando mais um recurso disponível à comunidade.
O projeto “Garachico Ativo” prevê a possibilidade de acesso a toda a população idosa do Garachico, sendo atribuídas gratuita e exclusivamente aos idosos mais carenciados, aos portadores de deficiência ou aqueles que necessitam de ajuda técnica por perda de autonomia física ou psicológica.
O projeto insere-se na zona de intervenção da ACAPORAMA, tendo como objetivo principal melhorar os serviços básicos disponibilizados à população. É um projeto que se pretende consolidar na área de intervenção da ACAPORAMA, com um potencial de crescimento.
O Banco de Ajudas Técnicas do Clube Desportivo Garachico é composto por 32 camas elétricas articuladas e 4 cadeiras de roda. As primeiras 15 camas foram adquiridas através de uma candidatura a fundos europeus através do PRODERAM2020, e as restantes através de verbas provenientes do prémio FIDELIDADE COMUNIDADE.
Regulamento